Hoje, 22 de Abril, Dia da Terra, e o Google aí está a lembrá-lo. E veja como o «Negócio» aproveita, e bem, a ocasião. E o site «oficial».
domingo, 22 de abril de 2012
quinta-feira, 19 de abril de 2012
SAPATOS BIODEGRADÁVEIS
Indígenas amazônicos inspiram sapato espanhol 100% biodegradável.
Uma técnica milenar dos povos indígenas da Floresta Amazônica inspirou a marca espanhola One Moment a criar um sapato eco-friendly, 100% biodegradável. Em dias de chuva, os indígenas costumavam passar no pé uma fina camada de látex, extraído das seringueiras. O produto se degradava naturalmente, retornando ao ambiente natural. A lógica do calçado 01M é a mesma. (+)
sábado, 7 de abril de 2012
ACHIEVING FOOD SECURITY IN THE FACE OF CLIMATE CHANGE
“Achieving Food Security in the Face of Climate Change" - em Novembro passado tinha sido publicado um Sumário, recentemente, em Março, o Relatório Final. Não encontrei em Português, mas aqui para além de em inglês encontra em frances e espanhol. E « The seven high level recommendations are»:- Integrate food security and sustainable agriculture into global and national policies
- Significantly raise the level of global investment in sustainable agriculture and food systems in the next decade
- Sustainably intensify agricultural production while reducing greenhouse gas emissions and other negative environmental impacts of agriculture
- Target populations and sectors that are most vulnerable to climate change and food insecurity
- Reshape food access and consumption patterns to ensure basic nutritional needs are met and to foster healthy and sustainable eating habits worldwide
- Reduce loss and waste in food systems, particularly from infrastructure, farming practices, processing, distribution and household habits
- Create comprehensive, shared, integrated information systems that encompass human and ecological dimensions
quinta-feira, 5 de abril de 2012
PÁGINA 22
Primeiro dizer o que é a Página 22:
PÁGINA22 é uma publicação voltada para os dilemas do século XXI e os desafios para que a humanidade caminhe em direção ao século XXII com uma visão do mundo como um sistema único – no qual os modelos econômicos só fazem sentido se promoverem o bem-estar social e a manutenção das condições naturais que garantem a vida na Terra.
Fruto do casamento entre o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas e jornalistas independentes, a revista impressa nasceu em dezembro de 2005, sob o título de ADIANTE. Rebatizada de PÁGINA22 em setembro de 2006, vem se consolidando como um fórum de debates aberto a todas as partes envolvidas e interessadas nas questões de inovação e sustentabilidade – e no legado que deixaremos para as futuras gerações. (+)
Depois chamar a atenção para o artigos Não basta ser Verde que pode ler, lá, na Pagina 22, e que, diria eu, dá a dimensão do que devemos incluir no «VERDE», que é nem mais nem menos que tudo aquilo que está relacionado com A SUSTENTABILIDADE - o económico, o social, o ambiente.
UNIFICAR
quarta-feira, 4 de abril de 2012
«A PASSAGEM PARA A ECONOMIA VERDE PODE ABRIR CAMINHO IMPORTANTE PARA O PROGRESSO»
imagem retirada daqui
“A passagem para a economia verde pode abrir caminho importante para o progresso”, disse o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso no III Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus (AM) onde foi lançada a Carta do Amazonas.
O Futuro Passa pela Economia Verde.
segunda-feira, 2 de abril de 2012
CIDADÃO ECOLÓGICO
Gostei de encontrar isto:«Saiba como ser um verdadeiro cidadão ecológico. Participe como voluntário em actividades de defesa do ambiente. Descubra o que fazem as associações e empresas mais responsáveis. Apresente os seus contributos para identificar problemas ambientais, oportunidades e ideias para um futuro melhor».É no Portal da MaiaDigital.
CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE
Neste momento estou a elaborar um manual sobre sustentabilidade no âmbito das organizações, e, pela natureza do trabalho, tenho refletido mais e com mais método sobre as alternativas que se põem ou que devem ser procurados pelos priofissionais quanto aos caminhos que levam à sustenatbilidade. «Sem procurar», achei isto: Is There a “Right Way” to Sustainability? E apeteceu-me logo partilhá-lo aqui.
Subscrever:
Mensagens (Atom)