domingo, 22 de abril de 2012

DIA DA TERRA

Hoje, 22 de Abril, Dia da Terra, e o Google aí está a lembrá-lo. E veja como o «Negócio» aproveita, e bem, a ocasião. E o site «oficial».

quinta-feira, 19 de abril de 2012

SAPATOS BIODEGRADÁVEIS

Indígenas amazônicos inspiram sapato espanhol 100% biodegradável.

  Uma técnica milenar dos povos indígenas da Floresta Amazônica inspirou a marca espanhola One Moment a criar um sapato eco-friendly, 100% biodegradável. Em dias de chuva, os indígenas costumavam passar no pé uma fina camada de látex, extraído das seringueiras. O produto se degradava naturalmente, retornando ao ambiente natural. A lógica do calçado 01M é a mesma. (+)

sábado, 7 de abril de 2012

ACHIEVING FOOD SECURITY IN THE FACE OF CLIMATE CHANGE


Achieving Food Security in the Face of Climate Change" - em Novembro passado tinha sido publicado um Sumário, recentemente, em Março, o Relatório Final. Não encontrei em Português, mas aqui para além de em inglês encontra em frances e espanhol. E « The seven high level recommendations are»:
  1. Integrate food security and sustainable agriculture into global and national policies
  2. Significantly raise the level of global investment in sustainable agriculture and food systems in the next decade
  3. Sustainably intensify agricultural production while reducing greenhouse gas emissions and other negative environmental impacts of agriculture
  4. Target populations and sectors that are most vulnerable to climate change and food insecurity
  5. Reshape food access and consumption patterns to ensure basic nutritional needs are met and to foster healthy and sustainable eating habits worldwide
  6. Reduce loss and waste in food systems, particularly from infrastructure, farming practices, processing, distribution and household habits
  7. Create comprehensive, shared, integrated information systems that encompass human and ecological dimensions
Hoje foi editorial do NYT.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁGINA 22

Primeiro dizer o que é a Página 22:
PÁGINA22 é uma publicação voltada para os dilemas do século XXI e os desafios para que a humanidade caminhe em direção ao século XXII com uma visão do mundo como um sistema único – no qual os modelos econômicos só fazem sentido se promoverem o bem-estar social e a manutenção das condições naturais que garantem a vida na Terra.
Fruto do casamento entre o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas e jornalistas independentes, a revista impressa nasceu em dezembro de 2005, sob o título de ADIANTE. Rebatizada de PÁGINA22 em setembro de 2006, vem se consolidando como um fórum de debates aberto a todas as partes envolvidas e interessadas nas questões de inovação e sustentabilidade – e no legado que deixaremos para as futuras gerações. (+)
Depois chamar a atenção para o artigos Não basta ser Verde que pode ler, lá, na Pagina 22, e que, diria eu, dá a dimensão do que devemos incluir no «VERDE», que é nem mais nem menos que tudo aquilo que está relacionado com A SUSTENTABILIDADE - o económico, o social, o ambiente.  

UNIFICAR

«UNIFICAR» parece-me ser uma palavra chave nos dias que correm na esfera do Desenvolvimento Sustentável. Vejamos: «Cientistas querem unificar economia e sustentabilidade - Um grupo de especialistas mundiais em meio ambiente publicou um documento com recomendações para os líderes governamentais sobre ações necessárias e urgentes para compatibilizar desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental e social do planeta. Intitulado Desafios ambientais e desenvolvimento: o imperativo para agir, o documento foi elaborado por 20 cientistas laureados com o Blue Planet Prize.» (+). Pela minha parte, e na linha do que emerge do que se vai dizendo e praticando, identifico que no âmbito dos Relatórios também haverá que unificar. Tudo isto já se me apresenta tão óbvio, ou será  que estou a ir depressa demais! Acesso ao trabalho referido. a que está associada a imagem acima.

MUNDO DA SUSTENTABILIDADE

«Mundo da Sustentabilidade» - mais um site a visitar.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

«A PASSAGEM PARA A ECONOMIA VERDE PODE ABRIR CAMINHO IMPORTANTE PARA O PROGRESSO»



“A passagem para a economia verde pode abrir caminho importante para o progresso”, disse o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso no III Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus (AM) onde foi lançada a Carta do Amazonas.


O Futuro Passa pela Economia Verde.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CIDADÃO ECOLÓGICO

Gostei de encontrar isto:«Saiba como ser um verdadeiro cidadão ecológico. Participe como voluntário em actividades de defesa do ambiente. Descubra o que fazem as associações e empresas mais responsáveis. Apresente os seus contributos para identificar problemas ambientais, oportunidades e ideias para um futuro melhor».É no Portal da MaiaDigital.

CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE

Neste momento estou a elaborar um manual sobre sustentabilidade no âmbito das organizações, e, pela natureza do trabalho, tenho refletido mais e com mais método sobre as alternativas que se põem ou que devem ser procurados pelos priofissionais quanto aos caminhos que levam à sustenatbilidade. «Sem procurar», achei isto: Is There a “Right Way” to Sustainability? E apeteceu-me logo partilhá-lo aqui.

Seguidores

Contribuidores