sábado, 22 de setembro de 2012

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

SONS & RURALIDADES

«(...)
Segundo David Barkin, a sustentabilidade não é apenas um assunto de protecção do ambiente, de justiça social e de desenvolvimento mas trata sobretudo das pessoas e da nossa sobrevivência como indivíduos e cultura. Manifestando uma preocupação em observar de que modo sobrevivem os grupos sociais. Sendo a sustentabilidade uma luta pela diversidade em todas as suas dimensões, pela participação e pela revisão da forma como as pessoas vivem e trabalham.
De forma a estabelecer uma sólida fundação ética para a sociedade global emergente ajudando a construir um mundo sustentável baseado no respeito pela natureza, direitos humanos, justiça económica e uma cultura de paz. Tornando-se imperativo que assumamos responsabilidade pelos outros, por todos os seres e para as futuras gerações».
E saiba mais.


terça-feira, 18 de setembro de 2012

LIDERES DO DOW JONES SUSTAINABILITY INDEXES 2012

 
Lembre-se, desde logo: «O grande objetivo do índice seria permitir aos investidores a identificação de quais companhias estão comprometidas com a sustentabilidade, assim como encorajar que empresas se engajem na questão ao buscar se destacarem no mercado». Depois, os destacados este ano por sectores:
 
 
E saiba mais no Mercado Ético de hoje.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

sábado, 15 de setembro de 2012

O QUE PODEM AS EMPRESAS FAZER PELA SOCIEDADE?

Conferência Anual do BCSD Portugal: O QUE PODEM AS EMPRESAS FAZER PELA SOCIEDADE?
No contexto atual, em que o País procura caminhos de saída da crise, o BCSD Portugal, na sua Conferência Anual, propõe evidenciar a importância da adoção de práticas sustentáveis no meio empresarial, para dar resposta a esse desafio.
Através de exemplos, políticas e casos práticos, com um painel de oradores que abrange desde os jovens quadros do tecido empresarial português aos seus presidentes, pretende-se a transmissão de conhecimentos e partilha de ideias.
Entre os vários oradores convidados, teremos a presença de Peter Bakker, o presidente do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), organização internacional da qual o BCSD Portugal se orgulha de fazer parte, que está presente em 60 países e representa mais de 2000 empresas. SAIBA MAIS. A entrada é gratuita sujeita a inscrição.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ESTRATÉGIA EMPRESARIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL


Antes do mais, recorde-se o Carbon Disclosure Project. Depois, divulgar que ontem, quarta-feira (12), foi apresentado o relatório Global 500 Climate Change, desenvolvido pelo Carbon Disclosure Project (CDP) e pela PricewaterhouseCoopers (PwC) ) no Fórum Global de Mudanças Climáticas do CDP. Recorrendo ao Mercado Ético,  alguamas passagens do artigo Mudanças do clima ganham destaque na agenda corporativa  que é sobre aquele relatório:

«(...)
Segundo a pesquisa, o número de empresas que integraram as mudanças climáticas em suas estratégias também cresceu, passando de 68% no último ano para 78% em 2012. Isso contribuiu para uma redução de 13,8%, ou 3,1 bilhões de toneladas métricas, nas emissões de gases do efeito estufa (GEEs) relatadas, o que equivale a fechar 227 usinas de gás natural ou retirar 138 milhões de carros das ruas.
(...)
Para Simpson, as empresas estão desenvolvendo estratégias climáticas cada vez mais sofisticadas, muitas vezes em resposta aos crescentes riscos físicos que elas enfrentam, resultados de eventos climáticos extremos como os recordes de ondas de calor e secas na Rússia e nos EUA e as recentes enchentes no Reino Unido e na Tailândia.
“As companhias estão vendo mais impactos em sua cadeia de suprimentos e operações devido a eventos climáticos extremos e isso está mantendo as mudanças climáticas perto do topo da lista de prioridades de muitas empresas. Não há evidência de que elas estejam caindo na agenda, apesar do cenário econômico difícil em muitos países”, explicou o diretor executivo.
(...)»

terça-feira, 11 de setembro de 2012

«MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO LIMPO»


Projeto de energia renovável do MDL em Benin / UNFCCC - tirada daqui.

«MDL evita a emissão de um bilhão de toneladas de CO2

Uma indústria na Índia que passará a usar biomassa em vez de carvão e petróleo como fonte de energia recebeu no dia sete de setembro a Redução Certificada de Emissão (RCE) de número um bilhão do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo». Mais no Mercado Ético.

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

RESPONSABILIDADE SOCIAL, CADA VEZ MAIS IMPORTANTE?


Who Ow ns a Corporation’s
Sobre Responsabilidade Social veja  Entrevista com V. Kasturi Rangan Professor of Marketing at Harvard Business School, Cochair of the HBS Social Enterprise Initiative, and faculty chair of the Executive Education program Corporate Social Responsability. Lá pode ler por exemplo: «(...)CSR is much more than philanthropy or annual reports about a company’s contributions—it should be considered a corediscipline of the organization. CEOs must look into the future, understand and articulate their role in society, and try to center their organizat ions on addressing some of the larger needs of society, such as the environment, sustainability, effects of the global supply chain, and poverty, both locally and globally».

terça-feira, 14 de agosto de 2012

PACTO DOS OCEANOS

«O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou no domingo (12) o Pacto dos Oceanos, uma iniciativa para proteger os oceanos e as pessoas que dependem do mar para sobreviver. A medida está de acordo com as definições assumidas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho deste ano no Rio de Janeiro». Continue aqui.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CR REPORTING AND COMMUNICATIONS SUMMIT


November 20th-21st 2012, Thistle Marble Arch, London


terça-feira, 7 de agosto de 2012

«PARA O CALOR EXTREMO NO PASSADO RECENTE NÃO HÁ OUTRA EXPLICAÇÃO QUE NÃO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS»

«“Quando testemunhei perante o Senado no quente verão de 1988, alertei para o tipo de futuro que as mudanças climáticas trariam para o nosso planeta. Desenhei um cenário desolador, com o aumento das temperaturas sendo resultado do uso de combustíveis fósseis. Mas eu tenho uma confissão para fazer: eu estava sendo muito otimista.”
Este é o início do artigo “Mudanças Climáticas estão aqui – e piores do que pensávamos” (Climate change is here — and worse than we thought) publicado por James Hansen, diretor do Instituto de Estudos Espaciais Goddard da NASA, no jornal Washington Post, na última sexta-feira (3). (...)». (+)


sábado, 21 de julho de 2012

«UMA RARA ESPERANÇA NA RIO + 20»

Durante a Rio+20, manifestação popular demonstrava insatisfação com as negociações oficiais / Foto: Henrique Andrade Camargo (tirada daqui)
«(...)
Um contexto complicado quando o tema é governança ambiental, que requer uma ação fundamental para mudarmos os rumos suicidas de nossa sociedade. Os cientistas concordam com dois padrões preocupantes. O primeiro é o acelerado ritmo de destruição do capital natural do planeta por nosso modo de vida, que, segundo dados da Global Footprint Network, vai exigir dois planetas até 2030. O segundo é o consenso científico de 2.500 pesquisadores de todo o mundo. Eles alertam que, se nossa sociedade continuar a emitir gases que causam o efeito estufa no atual ritmo, em menos de cinco décadas causaremos danos irreversíveis ao equilíbrio climático da Terra. Criar uma agência global para as decisões ambientais seria uma forma de mudar esses rumos. Ou ao menos conquistar acordos para esse fim. Mas qual seria o melhor formato para essa proposta? A pergunta seguiu indefinida na Conferência Rio+20. A assinatura de um documento no qual 188 países acordaram buscar o desenvolvimento sustentável não conseguiu definir uma instância decisória que possa guiá-los para esse ca
Uma rara esperança na Rio+20 foi a resolução em prol do fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). “Agora o Pnuma salta da participação de 59 países para todos os membros da ONU (193), o que empodera a entidade, que também contará com um reforço em seu orçamento”, diz Achim Steiner, o diretor do programa, com sede em Nairóbi, no Quênia. Mas as decisões finais sobre como será a atuação desse novo Pnuma ocorrerão apenas na 67a sessão da Assembleia-Geral da ONU, em setembro próximo.
Fortalecer o Pnuma foi uma das conquistas da Rio+20, porém não preenche todas as lacunas que envolvem a governança ambiental. Questões como a maior participação da sociedade civil nas tomadas de decisão e qual será o órgão que poderá servir de guarda- chuva para as convenções existentes, como a da biodiversidade e a do clima, permanecem sem resposta.
Para o presidente francês François Hollande a solução para a governança ambiental é criar uma Agência Ambiental Mundial. A ideia é uma herança de seu antecessor, Nicolas Sarkozy, que defende a criação de uma entidade que funcionaria como as outras agências do sistema ONU, tal qual a Unesco, por exemplo.minho. (...)». Continue no Mercad Ético.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

«ISO 26000: SUSTAINABILITY AS STANDARD?

ISO 26000 is not there yet

ISO 26000: Sustainability as standard?

«Is ISO 26000 – from the International Organisation for Standardisation – meeting its goal of pressuring governments, business and NGOs to operate according to a set of global social standards? That’s a challenging question considering the final document was simultaneously ambiguous, ambitious and toothless.
The standard’s goal is in fact modest. It’s not a management system but a guide to “socially responsible” organisational behaviour. It offers social philosophy without certification – which critics say makes it a limp noodle. After all, with no verification, corporations can use it to boost their public image by trumpeting standards that for the most part require little more than high-minded rhetoric». +

domingo, 15 de julho de 2012

quarta-feira, 27 de junho de 2012

RANKING DE MELHORES MARCAS VERDES




«A consultoria Interbrand divulgou nesta terça-feira (26) a segunda edição do Best Global Green Brands, que classifica empresas através de um índice que combina o desempenho real das marcas em sustentabilidade com a percepção que os consumidores têm delas.
Quem aparece em primeiro lugar, repetindo a boa colocação de 2011, é a montadora japonesa Toyota. A empresa expandiu a linha de veículos elétricos, investiu na busca pela certificação LEED para as suas instalações e lançou uma ambiciosa política de tratamento de resíduos.
A indústria automobilística como um todo se destacou no ranking, com quatro companhias entre as dez primeiras. Além do primeiro lugar da Toyota, o setor emplacou a Honda em terceiro, a Volkswagen em quarto e a BMW em décimo.
Para chegar ao resultado, a Intebrand analisou seis categorias internamente nas empresas: Governança, Engajamento dos Acionistas, Operações, Cadeia de Fornecedores, Transportes e Logística e Produtos e Serviços. Depois foram ouvidos dez mil consumidores, mil de cada país abordado: Estados Unidos, Japão, China, Brasil, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Itália, Índia e Espanha». (+)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

«CERTIFICATE IN SUSTAINABILITY ANALYTICS»





O programa «Certificate in Sustainability Analytics»: «The Earth Institute and Columbia University’s School of Continuing Education developed the new Certificate in Sustainability Analytics to address the need to formally train managers in specific quantitative and technical skills central to practicing sustainability.
The management adage “What Gets Measured Gets Done” is particularly true as it relates to the implementation of sustainability initiatives. The Certificate in Sustainability Analytics trains professionals to develop skills in analytic methods and quantitative analysis that enable practitioners to measure, report, and communicate the sustainability of organizations, products, and services. 
Upon completion of this program, students will possess the knowledge and tools to track sustainability indicators, analyze and interpret data, and report upon the findings to industry, nonprofit and government decision makers. The certificate focuses on key topics in reporting, accounting, metrics and indices, and monitoring procedures.  Students who complete the certificate will have a strong framework that can be used to benchmark performance and develop future sustainability initiatives». (+)

terça-feira, 19 de junho de 2012

THE REGENERATION PROGRAM

Saiba aqui sobre «The Regeneration Program». E na Coluna à direita sobre

“Down to Business” Pre-Rio+20 White Paper

sexta-feira, 15 de junho de 2012

FUTURE EARTH


Como complemento do vídeo, também sobre FUTURE EARTH a partir do Mercado Ético:

Agências de financiamento lançam plataforma global para pesquisa em sustentabilidade

Elton Alisson, da Agência FAPESP
Uma plataforma global para pesquisa em sustentabilidade foi lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), nesta quinta-feira (14), por uma aliança formada pelos principais agentes internacionais da ciência, agências de financiamento à pesquisa e organismos vinculados à Organização das Nações Unidas (ONU). Continue o artigo.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

ETHICAL CORPORATION AWARDS 2012



E continuamos com Prémios,  e não faltam modalidades. A cerimónia vai ser a 25 de Junho e está assim anunciada:

«Join the 180+ already confirmed to attend our most glamorous Awards dinner ceremony ever on June 25th!

Attendees include the sustainability teams from M&S, SAB Miller, Coca Cola Enterprises, Anglo American, Abbott, BAA, Boots and many more!

Why attend?
  1. Fun, informal networking opportunities with the crème de la crème of responsible businesses - for a fraction of the price of a conference ticket!
  2. Boost your reputation for ethical best practice with the global best in class on corporate sustainability
  3. If there is a place to gain recognition for your company's hard work on responsible business and celebrate it - this is it!».  
 Veja aqui.

quinta-feira, 7 de junho de 2012

GREEN APPLE AWARDS


Andava eu numa incursaão pelo site da Cambridge Journals e de repente caio na sua Environmental Policy  e por aqui no Prémio que tinham recebido (estatueta acima), e  link leva a outro link e cheguei ao The Green Organisation e aos seus Green Apple Awards. Veja também.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

EARTH INSTITUTE STUDENT RESEARCH SHOWCASE 2012


«The Earth Institute, Columbia University is committed to supporting and showcasing student research in the areas of environment and sustainable development. On Friday, April 27, 2012, from 2:00-4:00 p.m. at Lerner Hall, the Earth Institute honored student interns, research assistants and travel grant recipients and their Faculty and Research Advisors at the annual Student Research Showcase.
Undergraduate, graduate, and PhD students shared their experience researching and addressing current environmental and sustainable development issues. A short video about the students was shown, with an introduction by Professor Jeffrey Sachs, and a reception for student Q&A followed». Veja o site.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS: A CRISE QUE NÃO SABEMOS PENSAR


Ciclo de Conferências de Viriato Soromenho-Marques. SAIBA MAIS.

terça-feira, 8 de maio de 2012

COMPETIÇÕES ACELERAM INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL

«Diversas empresas e fundações americanas estão criando concursos para acelerar o desenvolvimento de soluções pró-sustentabilidade, da Bill and Melinda Gates Foundation, que visa repensar o vaso sanitário. Poderia citar muitas outras. Uma das mais interessantes é o US$ 300 House Open Design Challenge, lançado por um blog ligado à Harvard Business Review. Ele ofereceu US$ 25 mil para quem projetasse casas populares que custassem menos de US$ 300 e que cumprissem com uma série de requisitos (resistissem à chuva e aos terremotos, usasse materiais de baixo impacto, incluísse painéis solares e filtros d’água de baixo custo). Foram enviados 300 projetos e a vencedora foi Patti Stouter, uma voluntária americana que trabalha na construção de casas populares no Haiti e na África. Ela propôs o uso de sacos de entulho, similares aos usados em barragens improvisadas contra inundações, nas fundações, e paredes feitas com rolos de fibras locais, como palha ou restos de bambu, embebidas em argila». Mais

sábado, 5 de maio de 2012

SUSTENTABILIDADE E TICS

«O conteúdo do Manual de Boas Práticas elucida acerca do contributo que os CTT, a Ericsson, a Microsoft, a Portugal Telecom, e Refer Telecom, a Sonaecom e a Vodafone Portugal prestam no sentido da Sustentabilidade, através da exposição de casos de estudo que exemplificam as soluções encontradas e actualmente implementadas». SAIBA MAIS

quinta-feira, 3 de maio de 2012

PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

A necessidade de as organizações  - quaisquer que elas sejam, públicas ou privadas - se tornarem sustentáveis, ou seja, em simultâneo, serem geridas em função do económico do social e do ambiental, tem mostrado que em muitas situações «as parcerias» são fundamentais. E em muitas situações, parcerias que ainda há bem pouco tempo pareciam improváveis. Lembrei-me disto porque estou a reler o livro do Verde ao Ouro, e porque acabo de ler no Mercado Ético a seguinte notícia:  
São Paulo terá cálculo de pegada ecológica   
A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo assinou um acordo de cooperação com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do Município de São Paulo e com o WWF para realizar o cálculo da pegada ecológica paulista.
A pegada ecológica é uma metodologia usada para medir os rastros deixados pelos seres humanos no planeta a partir de seus hábitos.
Seis técnicos de cada uma das duas secretarias serão capacitados para realizar o estudo em conjunto. De acordo com as instituições participantes do projeto, o resultado do trabalho servirá para ajudar no planejamento e na gestão pública, mobilizar a população para rever seus hábitos de consumo, além de estimular empresas a melhorarem suas cadeias produtivas.
A expectativa do WWF-Brasil e dos parceiros é ter o cálculo concluído para ser apresentado na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (RIO+20), que será realizada de 20 a 22 junho no Rio de Janeiro.
A cidade de São Paulo será a terceira a fazer este tipo de cálculo no Brasil e o estado será o primeiro no país. Saiba Mais.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

«ECO-ADVANTAGE»


Se leu o livro DO VERDE AO OURO  e o achou útil, como é o meu caso, neste endereço tem informação que lhe permite estar a par do progresso dos autores. E a partir de lá, outros bons endereços.

domingo, 22 de abril de 2012

DIA DA TERRA

Hoje, 22 de Abril, Dia da Terra, e o Google aí está a lembrá-lo. E veja como o «Negócio» aproveita, e bem, a ocasião. E o site «oficial».

quinta-feira, 19 de abril de 2012

SAPATOS BIODEGRADÁVEIS

Indígenas amazônicos inspiram sapato espanhol 100% biodegradável.

  Uma técnica milenar dos povos indígenas da Floresta Amazônica inspirou a marca espanhola One Moment a criar um sapato eco-friendly, 100% biodegradável. Em dias de chuva, os indígenas costumavam passar no pé uma fina camada de látex, extraído das seringueiras. O produto se degradava naturalmente, retornando ao ambiente natural. A lógica do calçado 01M é a mesma. (+)

sábado, 7 de abril de 2012

ACHIEVING FOOD SECURITY IN THE FACE OF CLIMATE CHANGE


Achieving Food Security in the Face of Climate Change" - em Novembro passado tinha sido publicado um Sumário, recentemente, em Março, o Relatório Final. Não encontrei em Português, mas aqui para além de em inglês encontra em frances e espanhol. E « The seven high level recommendations are»:
  1. Integrate food security and sustainable agriculture into global and national policies
  2. Significantly raise the level of global investment in sustainable agriculture and food systems in the next decade
  3. Sustainably intensify agricultural production while reducing greenhouse gas emissions and other negative environmental impacts of agriculture
  4. Target populations and sectors that are most vulnerable to climate change and food insecurity
  5. Reshape food access and consumption patterns to ensure basic nutritional needs are met and to foster healthy and sustainable eating habits worldwide
  6. Reduce loss and waste in food systems, particularly from infrastructure, farming practices, processing, distribution and household habits
  7. Create comprehensive, shared, integrated information systems that encompass human and ecological dimensions
Hoje foi editorial do NYT.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁGINA 22

Primeiro dizer o que é a Página 22:
PÁGINA22 é uma publicação voltada para os dilemas do século XXI e os desafios para que a humanidade caminhe em direção ao século XXII com uma visão do mundo como um sistema único – no qual os modelos econômicos só fazem sentido se promoverem o bem-estar social e a manutenção das condições naturais que garantem a vida na Terra.
Fruto do casamento entre o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas e jornalistas independentes, a revista impressa nasceu em dezembro de 2005, sob o título de ADIANTE. Rebatizada de PÁGINA22 em setembro de 2006, vem se consolidando como um fórum de debates aberto a todas as partes envolvidas e interessadas nas questões de inovação e sustentabilidade – e no legado que deixaremos para as futuras gerações. (+)
Depois chamar a atenção para o artigos Não basta ser Verde que pode ler, lá, na Pagina 22, e que, diria eu, dá a dimensão do que devemos incluir no «VERDE», que é nem mais nem menos que tudo aquilo que está relacionado com A SUSTENTABILIDADE - o económico, o social, o ambiente.  

UNIFICAR

«UNIFICAR» parece-me ser uma palavra chave nos dias que correm na esfera do Desenvolvimento Sustentável. Vejamos: «Cientistas querem unificar economia e sustentabilidade - Um grupo de especialistas mundiais em meio ambiente publicou um documento com recomendações para os líderes governamentais sobre ações necessárias e urgentes para compatibilizar desenvolvimento econômico com a sustentabilidade ambiental e social do planeta. Intitulado Desafios ambientais e desenvolvimento: o imperativo para agir, o documento foi elaborado por 20 cientistas laureados com o Blue Planet Prize.» (+). Pela minha parte, e na linha do que emerge do que se vai dizendo e praticando, identifico que no âmbito dos Relatórios também haverá que unificar. Tudo isto já se me apresenta tão óbvio, ou será  que estou a ir depressa demais! Acesso ao trabalho referido. a que está associada a imagem acima.

MUNDO DA SUSTENTABILIDADE

«Mundo da Sustentabilidade» - mais um site a visitar.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

«A PASSAGEM PARA A ECONOMIA VERDE PODE ABRIR CAMINHO IMPORTANTE PARA O PROGRESSO»



“A passagem para a economia verde pode abrir caminho importante para o progresso”, disse o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso no III Fórum Mundial de Sustentabilidade, em Manaus (AM) onde foi lançada a Carta do Amazonas.


O Futuro Passa pela Economia Verde.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CIDADÃO ECOLÓGICO

Gostei de encontrar isto:«Saiba como ser um verdadeiro cidadão ecológico. Participe como voluntário em actividades de defesa do ambiente. Descubra o que fazem as associações e empresas mais responsáveis. Apresente os seus contributos para identificar problemas ambientais, oportunidades e ideias para um futuro melhor».É no Portal da MaiaDigital.

CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE

Neste momento estou a elaborar um manual sobre sustentabilidade no âmbito das organizações, e, pela natureza do trabalho, tenho refletido mais e com mais método sobre as alternativas que se põem ou que devem ser procurados pelos priofissionais quanto aos caminhos que levam à sustenatbilidade. «Sem procurar», achei isto: Is There a “Right Way” to Sustainability? E apeteceu-me logo partilhá-lo aqui.

quinta-feira, 29 de março de 2012

BEEHAVE

«Pode parecer complicado ter atitudes mais sustentáveis no dia a dia. Não é. É isso que mostra a plataforma Beehave, criada por Marcus Ghedini e Rafael Clemente. O Beehave é uma rede social, em formato de jogo, que compartilha experiências práticas de como é possível tornar os estilos de vida mais sustentáveis. E que mostra as vantagens de fazer isso, inclusive para o bolso.
Ao acessar o aplicativo, disponível hoje no Facebook, o usuário encontra uma série de práticas cotidianas que, se realizadas, contribuem para a redução de impactos negativos no ambiente. Cada atividade apresenta seu equivalente em emissões de gás carbônico e quanto em reais é possível economizar anualmente se realizadas com a frequência proposta pela ferramenta. De acordo com a sua prática cotidiana, o jogador escolhe atividades a realizar e atualiza o perfil na rede. Consegue visualizar então o quanto economizou financeiramente e o que o conjunto de mudanças de hábito representa em impacto ambiental.
O jogo ainda brinca com a competição saudável entre os participantes: é possível compartilhar nas redes sociais os resultados alcançados e fazer um ranking entre os amigos que estão jogando. (,,)». Saiba mais através do Mercado Ético. E se quiser seguir no Twitter ...

quarta-feira, 14 de março de 2012

50 + IMPORTANTES

«Com o objetivo de difundir ainda mais o conceito da sustentabilidade, o Instituto Jatobás (IJ) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) lançaram na manhã desta segunda-feira (12), em São Paulo, a obra “Os 50 mais importantes livros em sustentabilidade”. Trata-se de uma compilação resumida dos trabalhos mais importantes já publicados sobre o tema, segundo 3 mil líderes e ex-alunos do Programa de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Na seleção, estão títulos como: Nosso futuro comum (Relatório Brundtland); Gaia, de James Lock; O negócio é ser pequeno, de E.F. Schumacher; Primavera silenciosa, de Rachel Carson; e Canibais com garfo e faca, de John Elkington. (...)». Mais.

segunda-feira, 12 de março de 2012

FORUM FOR THE FUTURE

Um endereço que vai ficar nos nosso endereços, na coluna ao lado.   

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

MANIFESTO PARA O CAPITALISMO SUSTENTÁVEL

Através do Mercado Ético de ontem veja o Manifesto para o Capitalismo Sustentável de Al Gore e David Bloom. O manifesto recomenda cinco ações imediatas para o setor privado:
- Identificar e incorporar ao planejamento estratégico o real valor de recursos que podem variar drasticamente, como a água.
- Melhorar os relatórios e a comunicação, o que permite que empresários e investidores tomem decisões mais sábias na alocação de recursos.
- Eliminar as metas trimestrais de lucros, que impedem o planejamento em longo prazo.
- Alinhar estruturas de compensação com desempenho sustentável de longo prazo. A maioria das recompensas que as empresas utilizam enfatizam ações de curto prazo e falham ao não premiar iniciativas mais duradouras.
-Incentivar os investidores a reterem as ações das companhias por muitos anos. Se as empresas oferecessem recompensas para os investidores mais fiéis, isso diminuiria a volatilidade dos mercados.»

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

«O AMBIENTALISTA»



O AMBIENTALISTA é um clliping de notícias socioambientais. Veja aqui. 

CARBON DISCLOSURE PROJECT

Saiba mais.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

NOVA AGÊNCIA AMBIENTAL

A caminho do Rio + 20 vamos sabendo como está a Criação de nova agência ambiental global.Como pode conferir no Mercado Ético de hoje: «A possibilidade de a Organização Mundial para o Meio Ambiente virar uma realidade ainda este ano é cada vez maior, com mais de 100 países já apoiando a iniciativa, afirmou nesta semana Nathalie Kosciusko-Morizet, ministra de Ecologia da França. Entre as nações que já se manifestaram a favor da iniciativa estão os componentes da União Europeia e da União Africana (54 membros), Tailândia, Malásia, Nepal, Chile e Uruguai. Estados Unidos e China ainda não se posicionaram. (...)»

domingo, 8 de janeiro de 2012

ENERGIA PARA TODOS


2012 é o International Year of Sustainable Energy for All  e a Carla Teixeira sugeriu que o lembrássemos. E fez bem.

PORTAL VER

Foi a Carla Teixeira que chamou a atenção par o Portal VER que se apresenta assim:
«Quem Somos
O VER – Valores, Ética e Responsabilidade– é um portal online que tem como objectivo disponibilizar um serviço de referência para a comunidade empresarial de língua portuguesa com enfoque principal na promoção e defesa da ética e da responsabilidade social das empresas e dos seus gestores.        
          A ideia da criação do VER tem a sua génese na ACEGE – Associação Cristã de Gestores e Empresários – constituindo, contudo, um projecto autónomo desta. A sua linha editorial apoia-se nos valores defendidos no Código de Ética para Gestores e Empresários, lançado pela ACEGE em 2005. (...)».
Saiba mais.

Seguidores

Contribuidores