
Saiba mais sobre esta Conferência anual aqui.
sobre o desenvolvimento sustentável em torno do que é ensinado no ISCAL
Veja aqui para saber o que se passa em Harvard relativamente ao «quanto» os estudantes de Harvard são «green». Uma boa ideia para se ser replicada no ISCAL. E por que não iniciar um trabalho nesta direcção?

A Agência Europeia do Ambiente (AEA) publicou o seu quarto relatório sobre «O Ambiente na Europa - situação actual e perspectivas (SOER2010). Veja aqui.
Mais do que divulgar a iniciativa da imagem, o que, contudo, fazemos com gosto, achamos importante, a pretexto, chamar a atenção para as estratégias e políticas da União Europeia em torno do Desenvolvimento Sustentável. Sobre o evento saiba mais: Aqui. E quanto à União Europeia, por exemplo, através do seu site. Claro que tudo isto já é familiar aos estudantes da Unidade Curricular Auditoria aos Relatórios de Sustentabilidade do Mestrado em Auditoria do ISCAL, mas é sempre bom reforçar, e ter noção de que se está no bom caminho, na circunstância em função dos sinais que vêm do mercado e da sociedade em geral.
«O sustentável não é apenas uma prática vaga do mercado para "você se sentir bem" por ser uma pessoa melhor. Ele também pode ser uma estratégia de negócios inteligente». Veja
A 19, 20 e 21 de Novembro, em SERPA, a II FEIRA DAS INDÚSTRIAS SUSTENTÁVEIS E CRIATIVAS. Ao ver o anúncio no jornal Expresso de hoje sobre o acontecimento achei útil divulgá-lo aqui e teria várias razões, mas escolho uma: mostrar que a questão da sustentabilidade não tem apenas a ver com as Grandes Empresas. E alguns dos meus alunos parecem-me tentados a ir prioritariamente por aí. Saiba mais. 
Veja este artigo que pode ajudar a conceber uma forma para as organizações, e nomeadamente as dos negócios, lidarem com a redução do carbono e avaliarem do impacto no seu desempenho.
Na plataforma MERCADO ÉTICO de 15 de Outubro (que só hoje vi ao pôr o correio em dia) há notícias interessantes e úteis par quem está em processo de aprendizagem sobre sustentabilidade. Veja.
O cidadão consumidor tem um papel determinante na questão da sustentabilidade. Parece ser isto que o título da iniciativa da imagem acima - CONSUMIR E INVESTIR COM CONSCIÊNCIA - querer sublinhar. Saiba mais aqui.

Este ano que está a funcionar a Unidade Curricular AUDITORIA AOS RELATÓRIOS DE SUSTENTABILIDADE no Mestrado em Auditoria do ISCAL, este Blogue é um dos suportes a essa UC e, por conseguinte, à medida que o programa se vai sucedendo tentaremos aqui fazer apontamentos que possam ajudar a ilustrar temas que vão sendo objecto de estudo. Nacionais e estrangeiros. Será o caso de medidas institucionais, e este Plano de Acção mostrado na imagem acima, do Governo Brasileiro, parece-nos ser um boa ilustração de intervenção institucional.
Em entrevista, publicada no último Expresso, Pedro Norton de Matos, fundador e organizador do Green Fest, diz:
Para juntar aos argumentos dos alérgicos como eu este artigo é de grande utilidade. Em particular, na formação de dirigentes e chefias das Administrações Públicas este assunto devia ser contemplado. Por experiência pessoal, nisto de pessoas com alergias cada caso é mesmo um caso.

